Assaltantes matam padre estrangulado com arame farpado e agridem caseiro de obras que trabalhava na igreja.
Até o momento ninguém foi preso.
Na noite deste sábado dia 21, ocorreu um assalto, em uma igreja católica localizada na 702 Norte, em Brasília, onde o Padre Kazimerz Wojn, 71 anos, que regia a igreja, foi estrangulado por assaltantes, os quais reviraram tudo na casa da padre, na igreja Nossa Senhora da Saúde, e levaram quase todos os pertences.
De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o cofre da igreja também foi revirado.
Padre Kazimerz, havia feito uma missa às 18h30, na noite deste sábado, e depois ele teria ido até o terreno da paróquia, fiscalizar uma obra que acontecia no local, afirmou algumas testemunhas.
Gonzaga da Costa, de 39 anos, era o caseiro que ficava na obra, ele também foi feito refém pelos assaltantes. Gonzaga tem escoriações nos braços e mãos, ele foi levado para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), onde se recupera, segundo ele após conseguir gritar por socorro a policia chegou e os bandidos fugiram.
Já o Padre Kazimerz, foi encontrado sem vida, com seus pés e mãos amarrados e com um arame farpado amarradoao pescoço. A polícia acredita que ele tenha sido morto dentro da igreja, e então levado para fora da paróquia onde foi encontrado.
Padre Casemiro, como era conhecido na comunidade, já tinha notificado a policia sobre estar se sentindo inseguro na igreja, como se alguém o vigiasse, em 21 de abril deste ano, no Domingo de Páscoa, o templo foi invadido e um sacrifício que era colocado no altar no valor estimado em R$ 20 mi, foi levado.
“Convidamos a todos para participarem do velório e da missa e exéquias na Paróquia N. Sra. da Saúde, em horários a serem divulgados tão logo possível” notificou a Arquidiocese de Brasília.
“O que eu posso afirmar é que de fato aconteceu um latrocínio. Conseguimos filmagens da rua, que estão sendo analisadas, e fazemos perícia no local do crime” disse o delegado Laércio Rossetto que está à frente do caso.
“O padre foi rendido e amarrado. Nossa suspeita é de que eles (os criminosos) já aguardavam ele”. “Mais de um cofre foi arrombado. Todo levantamento do que foi levado está sendo feito” terminou ele.
Quatro bandidos foram vistos pulando o muro da igreja, através das câmeras de segurança.